20090306

jds. huaxi, china.






Huaxi é uma cidade famosa pelas suas dramáticas e belas paisagens.

MAD convidou jovens arquitectos para um workshop de 3 dias, no Verão de 2008, para criar uma visão urbana experimental.

Entre os arquitectos convidados pela MAD estão: Atelier Manferdini (E.U.A.), BIG (Dinamarca), Dieguez Fridman (ARGENTINA), Emergent / Tom Wiscombe (E.U.A.), Arquitetura HouLiang (CHINA), JDS (Dinamarca / Bélgica), MAD (CHINA), Mass Studies (Coréia), Rojkind Arquitectos (México), Séries (UK / Índia), Sou Fujimoto Arquitectos (JAPÃO).


A experiência urbana pretendida não era idealizada como realidade urbana, mas sim como uma tentativa de empurrar estas tendências para a sua forma mais pura e experimental, com todos os benefícios e problemas que isso traz.

Nos últimos 15 anos, cerca de 10 mil metros quadrados foram construídos nas zonas urbanas da China. Dentro de 20 anos, mais 200 a 400 novas cidades serão construídas. Até agora, os resultados desta urbanização esmagadora foram definidos pela alta densidade, alta velocidade e baixa qualidade duplicação: o espaço urbano sem sentido, lotado e sem alma.

Será que vamos continuar a copiar o skyline de cidades ocidentais criadas há mais de uma centena de anos de civilização industrial? Manhattan e Chicago serão o nosso modelo de cidade, mesmo após 15 anos de construção urbana na China? Existe uma alternativa futura para as nossas cidades, que se situa na actual condição social. Com base na compreensão da natureza Oriental, este conjunto urbano experimental visa analisar as novas tecnologias e ideias globais, aproximando-as do natural.

A verticalidade é substituída por uma complexa taxonomia das actividades urbanas, definidas por uma multiplicidade de conexões, desvios e atalhos. O natural e o artificial são fundidos, revelando uma imagem de uma futura arquitectura. O método ecológico não é apenas centrado na poupança de energia, mas também, no objectivo de criar uma nova atmosfera urbana equilibrada, que explora ambiente natural. A cidade já não é determinada pela ficado lógica da revolução industrial (velocidade, lucro, eficiência), mas pela utilização dos bons recursos naturais.




Esta é a experiência do atelier JDS.
os restantes projectos

.

No comments: