20090423



WORKSHOP "LUGARES EFÉMEROS"
responsável. ‘Lugares Efémeros’

24 a 27 de Abril
Casa cor de rosa – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Público alvo: Estudantes do ensino superior


PONTOS DE INSCRIÇÃO
Associação de estudantes FAUP e Gabinete de Estudante FBAUP
+Via e-mail
Preço de Inscrição: 20 €



SINOPSE
A ideia de cidade apresenta-se quase sempre como uma imagem de liberdade, movimento, cosmopolitismo e (re)acção, na medida em que se comporta como um organismo em permanente transformação. As intervenções a que a cidade está sujeita não se limitam a aspectos geográficos ou urbanísticos; é a capacidade de adaptação identitária de quem a vive que se impõe na sua evolução enquanto local de discussão e manifestação.
Há, contudo, locais cuja fisionomia física e mesmo o carácter cultural que encerram não correspondem à restante organização colectiva. A descaracterização desses espaços resulta do abandono ou simplesmente de um desencontro entre as suas organizações estruturais e as funções reais que cumprem, inseridos na cidade. Estas situações criam desequilíbrios e descontinuidades urbanas que se tornam, quando ignorados, partes desenquadradas do contexto social e arquitectónico do lugar. São, por isso, parcelas que merecem uma nova leitura a partir do todo, no qual estão inseridas, de forma a adoptarem um código linguístico capaz de comunicar com a restante malha urbana.
No workshop Inner-city vão ser lançados à discussão seis casos da cidade do Porto, locais que, alguns por óbvia degradação, outros por possibilidade ou necessidade de serem repensados, reflectem alguma passividade, por vezes excessiva, face ao carácter urbano da própria cidade.
O que se pretende é uma abordagem “despreconceituosa” aos lugares, para que, a partir da compreensão histórica, cultural e urbanística, sejam criadas propostas criativas de (re)qualificação do espaço público, sempre de carácter efémero. O objectivo é, mais tarde, concretizar as propostas aplicando-as aos locais para os quais foram traçadas.
Os seis locais a trabalhar distinguem-se entre eles através de diversos factores, desde a extensão, o ritmo urbano quotidiano quer de pessoas e veículos, quer de equipamentos e informação, a localização relativamente ao centro, etc. De forma concreta, desde a mais conhecida rua comercial do Porto, Rua de Santa Catarina, percorrendo a margem direita do rio Douro desde o recuperado Palácio do Freixo até à Ponte D. Luís I, ou ainda a área que vai desde o tabuleiro superior da mesma ponte até à Trindade – eixo que suporta duas das avenidas mais polémicas da cidade – Avenida da Ponte e a Avenida dos Aliados - são paisagens constantes na cidade e que enquadram em si oportunidades muito interessantes de intervenção pública.
Além destes três locais são ainda propostos para trabalho no workshop a área do antigo Estádio Eng. Vidal Pinheiro (Salgueiros), zona em assumido estado de abandono e degradação, o separador central da Avenida da Boavista, alvo também de grande polémica quanto ao destino a dar-lhe, e a área da Asprela que, acolhendo o maior pólo universitário da cidade, bem como outras importantes infra-estruturas como o Hospital de S. João e o IPO, revela claros problemas de organização funcional.
Pretende-se uma intervenção da cidade para a cidade, tornando-se por isso essencial o cruzamento de opiniões, experiências e modos de abordagem e, logo, um obrigatório encontro de diversas áreas disciplinares, dirigida a todos os estudantes do ensino superior.
Espera-se portanto o enriquecimento da cidade através de uma atitude crítica, construtiva e interventiva sempre necessária e, felizmente, cada vez mais presente.



Aqui, durante 3 dias (24, 25 e 26 de Abril) criar-se-ão 6 ideias de intervenção crítica e criativa em 6 espaços públicos:
- zona da Asprela
- Av. Paiva Couceiro/Av. Gustavo Eiffel
- Av. da Ponte
- separador central da Av. da Boavista
- Salgueiros
- Rua de Santa Catarina

Pretende-se que os estudantes envolvidos sejam de proveniências tão diversas quanto os espaços de trabalho.

Este workshop é coordenado:
Álvaro Domingues (doutor em geografia, docente FAUP),
Carla Cruz (licenciada em escultura, escultora),
Carlos Martins (licenciado em economia, responsável pelo estudo das indústrias criativas),
Gonçalo Furtado (doutor em arquitectura, docente FAUP),
João Teixeira Lopes (doutor em sociologia, docente FLUP)
Nuno Valentim Lopes (arquitecto, mestre na FEUP)


Todos os estudantes universitários podem-se inscrever no workshop lugares efémeros através do site inner city até quinta às 17 horas.

inner city

No comments: