20090428

green building.




i. reconheces alguém nesta foto? :)



GreenBuilding | traz à casa da vizinha uma reflexão.


Será um agrupamento de objectos únicos e singulares técnica e tecnologicamente sensíveis ao ambiente, a resposta à nossa necessária evolução? Será uma mudança de attitude política, económica e/ou cultural, global, que poderá proporcionar o equilíbrio entre o Homem e o meio ambiente?


"Para que vivemos?" (último livro de Marc Augé, etnólogo francês) é a pergunta lançada ao visitante.


A exposição reúne um conjunto de reflexões, conceitos e obras construídas que espelham em si, a temática da sustentabilidade (no seu conceito mais abrangente) como "elemento natural" do acto de viver, pensar, projectar.


Neste âmbito, o visitante é convidado a uma reflexão sobre as temáticas abordadas, havendo espaço a "respostas" no final do espaço expositivo.


Até dia 3 de Maio, no Museu da Água em Coimbra, no Parque Dr. Manuel Braga.


Green Building? debate dia 30


Seminário «A edificação sustentável»

O Museu da Água de Coimbra organiza o seminário «Green Buildings», centrado nas regras de edificação que seguem princípios de sustentabilidade (qualidade do ar, uso da energia e da água, segurança de trabalho e higiene do ambiente ocupacional, uso de materiais ‘ecologicamente correctos', observação da ergonomia no mobiliário e utensílios interiores ou tratamento correcto dos resíduos sólidos e controle da emissão de poluentes).
Os organizadores dizem que os edifícios com estas preocupações «consomem menos água, geram menos lixo e beneficiam a saúde e a produtividade dos seus ocupantes, com inequívocos benefícios para cidade na qual se inserem» e que o próprio edifício do Museu da Água é um exemplo para esta discussão. O museu está instalado no edifício da antiga Estação de Captação de Água, datado de 1922, inserido no Parque Dr. Manuel Braga.

Participam neste seminário, a 30 de Abril, os arquitectos Manuel Graça Dias e Alberto Lage e João Rebelo, Álvaro Domingues e Massano Cardoso. «Green Buildings» é uma ‘extensão' da exposição com o mesmo nome, que pode ser vista até 3 de Maio também no Museu da Água.

Nadir Bonaccorso, director do projecto «A Casa da Vizinha não é tão verde quanto a minha» - uma base de dados «on-line» de projectos com preocupações de sustentabilidade - explica que a «exposição se inspira na obra do antropólogo francês Marc Augé, ‘Para que vivemos?'. Reúne um conjunto de reflexões, conceitos e obras construídas que espelham em si a temática da sustentabilidade (no seu conceito mais abrangente) como ‘elemento natural' do acto de viver, pensar, projectar».

Museu da Água de Coimbra
Parque Dr. Manuel Braga (Parque da Cidade)
Terça a domingo, 10-13h /14-18h

Serviço educativo
Visitas acompanhadas com actividades pedagógicas complementares em oficina
Marcação prévia: Tel. 239 102 115

No comments: