20081020



BERLIM: Reconstrução Crítica 4-8 NOV 08 PORTO
Livro / Ciclo de Cinema / Seminário Internacional de Arquitectura

No momento em que se aproximam os 20 anos da Queda do Muro, "BERLIM: Reconstrução Crítica" pretende ser um espaço de debate sobre a história da arquitectura e do urbanismo do século XX, através da reflexão crítica da mítica experiência urbana de Berlim.


O sub-título do evento 'Reconstrução Crítica' remete para duas interpretações - uma alusão directa ao método de planeamento urbano Kritischer Rekonstruktion desenvolvido pelo arquitecto Josef Paul Kleihues, nos anos 80, durante a Internationale Bauausstellung – IBA; e uma vontade de reconstruir criticamente Berlim, de regressar à sua história, aos seus dilemas, às suas polémicas, reavaliando e debatendo os seus resultados.


Ciclo de Cinema / Cinema Passos Manuel / 4-7 NOV 08

O Ciclo de Cinema apresenta um conjunto óbvio de quatro filmes incontornáveis, pontos de referência na linha da história de Berlim, que serão analisados e contextualizados por intelectuais apaixonados pelo cinema e pela cidade.


Seminário Internacional de Arquitectura / Auditório de Serralves / 8 NOV 08

Através da leitura crítica do caso urbano de Berlim, um notável painel de conferencistas irá partilhar e debater a sua experiência de confronto com a densa história da cidade, procurando criar um plano de reflexão comum que sirva de base a outras questões. Berlim surge assim como pretexto, como um óculo através do qual poderemos reflectir sobre a cidade contemporânea, focando, por exemplo, a memória e a identidade de uma cidade confrontada com a destruição, como o Ground Zero em Nova Iorque ou o Chiado em Lisboa.


'BERLIM: Reconstrução Crítica' / Edição Circo de Ideias

O Livro apresenta textos de reflexão ou projectos para Berlim da autoria dos participantes presentes no seminário e ciclo de cinema.

Seminário com tradução/interpretação simultânea EN/PT/EN.
Inscrições abertas até dia 3 de Novembro em http://berlim.circodeideias.pt
A participação no Seminário Internacional de Arquitectura "BERLIM: Reconstrução Crítica" confere 3 créditos de 'Formação Obrigatória Opcional' conforme previsto no Regulamento de Admissão da Ordem dos Arquitectos.

http://berlim-reconstrucaocritica.blogspot.com/
http://berlim.circodeideias.pt


1 comment:

filipa said...

fogo!!vou acampar nesse fim de semana para a disciplina de "ambiente e ordenamento", se não, já lá estava...:/

mas obrigado pelo post..