20080401




"Grandes nomes do Cinema e da Arquitectura vão marcar presença num Seminário Internacional que se vai realizar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. As ligações entre estas duas formas de arte serão os temas fortes em debate.

(...)
Integrando-se num Workshop Internacional sobre o mesmo tema e que reunirá cerca de 40 estudantes das Universidades do Porto, Cambridge, Liverpool e da Academia de Artes da Estónia, o Cinemarchitecture pretende abrir caminho para um entendimento do olhar do cinema sobre a arquitectura e a influência desta no cinema. Trata-se de explorar de que forma a arquitectura, real ou encenada, é usada no cinema e a forma como o cinema, nas suas múltiplas dimensões, pode ser uma ferramenta no processo criativo, na percepção e no ensino da arquitectura.

(...)
Coordenado por Luís Urbano, arquitecto e docente da FAUP, o programa do Workshop inclui também um Ciclo de Cinema no Teatro do Campo Alegre e Cinemas Cidade do Porto, em que serão projectados filmes como “Belarmino” de Fernando Lopes, "Douro, Faina Fluvial" de Manoel de Oliveira, “Trinta Metres I Un Balcó” de Adriana Salvat, “The Fountainhead” de King Vidor, “Mon Oncle” de Jacques Tati, “O Arquitecto e a Cidade Velha” de Catarina Alves Costa ou “Alice” de Marco Martins.

(...)
O Seminário Internacional Cinemarchitecture realiza-se a 7 e 8 de Abril no Auditório Fernando Távora daquela Faculdade. LU + SA/FAUP"

http://cinemarchitecture.arq.up.pt/index.html


Uma sugestão interessante! :)

No comments: